terça-feira, 26 de agosto de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?

Vivemos a era do conhecimento, onde as transformações tecnológicas acontecem de forma muita veloz. A escola não pode ficar a margem deste processo. Ela precisa fazer uso dos recursos que as tecnologias da informação colocam a sua disposição. É necessária a atualização dos docentes que já atuam em sala de aula, como também possibilitar meios eficazes no processo de formação de professores, de maneira que possam utilizar o computador como um recurso importante em sua prática pedagógica.
A utilização da internet, quando usada corretamente, traz inúmeros benefícios para o processo de construção do conhecimento e da autonomia dos alunos. Os discentes podem fazer inúmeras pesquisas, ampliar os seus conhecimentos, chegar a conclusões sobre diversos assuntos e utilizar bastante a criatividade.
A internet põe a nossa disposição ambientes de aprendizagem que não ficam restritos a sala de aula. Como exemplo, podemos citar a utilização de BLOGS como ferramenta de interação entre alunos e profossores. Também as varias comunidades que tratam de temas diversos, abre a oportunidade para discussões e aprendizado, num ambiente onde todos os usuários podem receber e postar informações.
O mundo atual necessita de indíviduos pensantes que contribuam de forma significativa para o crescimento da humanidade. A escola precisa abrir as suas portas para estas novas tecnologias, contribuindo na preparação de pessoas autônomas e participativas.

Nenhum comentário: